5 conceitos essenciais de marketing que você deve conhecer

No marketing , as empresas projetam estratégias que satisfazem as necessidades dos clientes, aumentam as vendas, maximizam o lucro e superam a concorrência. Essa é uma boa verdade e afirmação, mas muitos podem perguntar: “qual é a melhor filosofia para uma empresa na definição de estratégias de marketing?”

Bem, neste artigo, discutiremos 5 conceitos diferentes de marketing, cada um com uma função específica em uma estratégia de marketing holística. Os conceitos são:

O Conceito de Produção
O conceito do produto
O conceito de venda
O conceito de marketing
O conceito de marketing social
Agora, você deve estar se perguntando o que isso implica e, antes de colocar o carrinho na frente do cavalo, vamos detalhar cada um desses conceitos de marketing em detalhes. Podemos até encontrar alguns exemplos fortes e tendências de uso ao longo da história!

Vamos mergulhar!

Os cinco conceitos de marketing descritos
Os cinco conceitos básicos de marketing são uma parte essencial da criação de qualquer nova campanha de marketing. Aqui está o que você precisa saber.

O Conceito de Produção
O conceito de produção é o mais orientado para operações do que qualquer outro conceito de marketing nesta lista. Ele fala à verdade humana de que preferimos produtos facilmente disponíveis e baratos.

Esse conceito foi fundado durante a era de produção do capitalismo inicial, em meados da década de 1950. Durante essa época, as empresas se preocuparam principalmente com questões de produção, fabricação e eficiência. Este também é o momento em que a ” Lei diz ” foi criada, estimulando a idéia de oferta e demanda.

A idéia básica desse conceito é que as empresas desejem produzir produtos amplamente baratos em volumes máximos para maximizar a lucratividade e a escala. As empresas assumem que os consumidores estão interessados ​​principalmente na disponibilidade do produto e nos preços baixos, enquanto as necessidades do cliente podem não ser totalmente atendidas.

Essa abordagem é provavelmente mais eficaz quando uma empresa opera em mercados de crescimento muito alto ou onde o potencial de economias de escala é significativo.

O problema com esse conceito é que as empresas correm o risco de não criar produtos de qualidade e podem ter problemas de atendimento ao cliente com produção impessoal. Um exemplo disso é o uso de países em desenvolvimento para produzir produtos mais baratos em maiores quantidades. Outro exemplo histórico são os automóveis Ford que fabricam uma tonelada de carros através de sua linha de montagem, mas todos saem da mesma forma sem personalizações ou informações do usuário.

O conceito do produto
O conceito de produto não se refere tanto à produção e saída de negócios, mas se concentra mais no cliente.

Os clientes em potencial favorecem produtos que oferecem qualidade, desempenho ou recursos inovadores.

Esse conceito de marketing acredita nos clientes em potencial e em como a lealdade à marca está intimamente ligada às opções de produtos, à qualidade desses produtos e aos benefícios que eles obtêm do produto e dos negócios em que investem.

Isso é visto mais comumente com a nossa obsessão com os produtos Apple e estamos ansiosos por seus novos gadgets e recursos após o lançamento!

Nesse conceito de marketing, as empresas se concentrarão em criar produtos superiores e melhorá-los ao longo do tempo. O problema é que muitas empresas não equilibram a necessidade de um produto enquanto percebem o que o marketing precisa. Existe uma linha tênue entre focar no cliente e ainda definir seu papel e liderança no setor.

O conceito de venda
O conceito de venda é o pão com manteiga dos esforços de marketing, pois acredita que as pessoas não compram o suficiente do produto de uma empresa, para que as empresas precisem convencê-las a fazê-lo.

Obviamente, no marketing de hoje, sabemos que vender não é o caminho para o sucesso total do marketing. Mais ainda, achamos esse conceito de marketing popular nos dias da Segunda Guerra Mundial, onde havia publicidade agressiva para promover as pessoas a comprar títulos e produtos diferentes.

Esse conceito coloca muito poder nas mãos de uma empresa que possui um plano completo para estimular efetivamente mais compras com seus clientes em potencial. Muitas vezes, também vemos essa ação usada quando uma empresa precisa lidar com excesso de capacidade e precisar vender o que produz, em vez do que o mercado precisa ou deseja.

As empresas que optarem por usar esse conceito de marketing devem ser boas em encontrar clientes em potencial e vendê-los emocionalmente pelos benefícios de seu “produto não necessário”.

O conceito de marketing
O conceito de marketing é o conceito de concorrência. É um conceito de marketing que acredita que o sucesso de um negócio depende dos esforços de marketing que oferecem uma proposta de valor melhor do que seus concorrentes.

Esse conceito se concentra nas necessidades e desejos do marketing de destino, além de agregar valor melhor que seus concorrentes. Através do marketing, seu objetivo é ser a opção preferida em comparação aos seus concorrentes. A vantagem competitiva é fundamental!

Encontramos tipicamente isso na era dos anos 50 de empresas que tentavam se destacar no setor. Também podemos ver a concorrência moderna entre a Pepsi e a Coca-Cola, que vendem itens semelhantes, mas suas propostas de valor são completamente diferentes!

Pepsi: Concentra-se em conquistar as gerações mais jovens

Coca-Cola: Concentra-se em conquistar a todos em uma abordagem mais holística!

O conceito de marketing evoluiu para uma quinta e mais refinada orientação da empresa: o conceito de marketing social.

O conceito de marketing social
O conceito de marketing social é a mentalidade de marketing aplicável mais progressista e moderna que já existe. É um conceito de marketing que acredita em retribuir à sociedade produzindo produtos melhores que ajudam o mundo a ser um lugar melhor.

Essa orientação surgiu quando alguns questionaram se o marketing e as empresas estão lidando com os enormes problemas que a sociedade tem como deterioração ambiental, escassez de recursos, crescimento populacional, pobreza e perturbação social.

Uma empresa no mundo de hoje precisará fazer a si mesma a seguinte pergunta em relação a esse conceito de marketing: • As empresas que criam produtos que as pessoas adoram atuar no melhor interesse de longo prazo dos consumidores e da sociedade?

Por exemplo, o McDonald’s e outros restaurantes de fast-food e realmente não entendem essa “coisa de marketing social…” A maioria das empresas de fast-food oferece comida saborosa, mas não saudável. (A desgraça de nossas existências)

Os alimentos normalmente têm alto teor de gordura e complementam as refeições com batatas fritas, tortas e refrigerantes, que também não são escolhas saudáveis. A comida é então embrulhada em uma embalagem conveniente que na maioria das vezes acaba no chão em algum lugar como lixo.

Agora, eu amo a comida do McDonald’s e muitas pessoas gostam do que as redes de fast-food oferecem, portanto, satisfazendo os desejos dos consumidores, mas a que custo? Essas empresas, apesar de agradarem os clientes, podem estar prejudicando a saúde do consumidor e causando problemas ambientais.

Conclusão
Todas essas mentalidades de conceito de marketing podem ajudá-lo a alcançar objetivos organizacionais, dependendo de você entender as necessidades e desejos do seu mercado-alvo e, ao mesmo tempo, fornecer produtos de qualidade que as pessoas preferem.

Sob o conceito de marketing, foco e valor no cliente são as rotas para alcançar vendas e lucros.

O conceito de marketing é uma filosofia centrada no cliente “sentir e responder”. O trabalho não é encontrar os clientes certos para o seu produto, mas encontrar os produtos certos para os seus clientes.

Se precisar de ajuda para entender mais a filosofia e os conceitos de marketing, entre em contato conosco !

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