Guia em três etapas para um currículo eficaz para recém-formados (e graduados)

Anos de estudo, compromisso e sacrifícios. A escolha de se concentrar exclusivamente em estudos para concluir seu caminho “no tempo” e “ao melhor” de suas possibilidades. O dia tão esperado que chega e o medo de não poder entrar no mundo do trabalho que o assalta. O momento temido que chega: escreva seu currículo. Possivelmente, escreva um currículo eficaz que o leve ao Olimpo de alguém que tem um emprego.

Preparar o seu “cartão de visita” profissional pode parecer um feito titânico. Pode até parecer frustrante para você. Na verdade, você não tem experiência profissional e, sentado na frente do seu PC, tenta jogar algo fora, mas simplesmente não consegue encontrar nada que, na sua opinião, possa interessar ao seu próximo empregador. Então, o desconforto o assombra, você começa a pensar que ninguém nunca o convidará para uma entrevista de emprego.

Você tem certeza de que não ganhou nenhuma habilidade? Embora você não tenha tido nenhuma experiência profissional até agora, acho que você tem muito a oferecer. Pense nisso!

Não se engane, a concorrência é muito forte. Você tem que se comprometer, tem que se esforçar, mas quero lhe dar boas notícias: a grande maioria dos currículos dos recém-formados (e falo com razão), não está preparada com os cuidados adequados.

Você tem uma grande chance de emergir da multidão!

Procurando um estágio curricular de pós-graduação ou seu emprego de meio período como estudante universitário, ou procurando seu primeiro emprego após a graduação, seguindo as precauções listadas abaixo, você criará seu CV, muito mais eficaz do que isso usado até agora.

Vamos prosseguir do básico:

1 Novo formato de currículo e tipo de layout de currículo
1.1 Formato

Existem diferentes tipos de currículo. A escolha da mais correta está diretamente ligada ao tipo de função que você pretende candidatar-se e ao nível de experiência que você pode ter até agora. Se você estiver curioso para saber mais, sugiro que você dedique alguns segundos para ler meu post anterior no curriculum vitae , como habilidade e criatividade

No seu caso, a escolha de um CV cronológico permite evitar a tentação de destacar habilidades e competências que podem parecer o mais clássico dos lugares comuns.

NÃO ao formato Europass Europass CV!

1.2 Layout

Concentre-se em um layout profissional, limpo e bem organizado. Tenha em mente:

Uma página A4, no máximo duas, na maioria dos casos é mais que suficiente;
Use o Negrito para cabeçalhos de seção claros e rapidamente identificáveis;
Alinhe seu conteúdo à esquerda para permitir uma leitura mais suave e fácil;
Defina a página com uma margem de 2,5 cm por lado;
Você prefere um tipo de fonte facilmente legível;
Escolha não inserir sua foto, a menos que seja expressamente solicitada;
2 Conteúdo do currículo graduado
As seções básicas do seu currículo devem ser:

Informações para contato : número de telefone celular, endereço de e-mail profissional, residência / domicílio, perfil do LinkedIn;
“Resumo” profissional: 3/4 linhas para apresentar seu perfil de maneira concisa e impactante, destacando os principais aspectos de sua carreira e as habilidades mais importantes adquiridas. Imagine ter alguns segundos para “vender” a si mesmo e o valor agregado que você pode trazer para uma empresa se ela decidir contratá-lo, o que você diria?
Título : um título profissional compatível com a posição indicada no anúncio de emprego;
Habilidades: Pense no período do seu estudo como se fosse um emprego. Que “tarefas” você apresentou? O que você aprendeu? Como você aprendeu isso? Você sempre pensa que não adquiriu nenhuma habilidade? Faça outro pequeno esforço, você pode achar que não é bem o que parece. Confira esta lista de possíveis atividades universitárias e suas respectivas habilidades que você pode ter adquirido:
a. apresentações

Comunicação, Oratória

b. Trabalho em grupo

Trabalho em equipe, habilidades de relacionamento, delegação, coordenação

c. Teses, dissertações, trabalhos escritos em geral

Gerenciamento de tempo, gerenciamento prioritário, comunicação por escrito, capacidade de pesquisar informações, habilidades de análise e síntese, organização, escritório, software ou ferramentas (por exemplo, em laboratórios de estudos científicos);

E não se esqueça de dar a devida importância a todas as habilidades que você adquiriu no decorrer de sua vida pessoal, se consistentes, como conhecimentos específicos de software.

Experiências educacionais : comece com a qualificação mais recente para continuar com as anteriores. Especifique o título obtido, o nome da instituição, a data da conquista e a votação, se importante (prepare-se para responder à pergunta específica do recrutador, caso você decida não denunciar a votação). Adicione os cursos mais “relevantes” ou os que você mais gostou, o título da Tese (se consistente com a posição), quaisquer resultados acadêmicos relevantes;
Experiências profissionais: Como estudante universitário, você pode ter várias responsabilidades às quais não está atribuindo o valor correto. Você pode se surpreender com a relevância de algumas “tarefas” para posições específicas. O que você precisa fazer é identificar os pontos de contato entre essas experiências e os requisitos da posição desejada. Leia a descrição da função com cuidado e tente identificar as habilidades e palavras-chave que você adquiriu no passado. Portanto, destaque-os no seu currículo.
Pode ser que você tenha tido a oportunidade de ajudar seu professor na organização e condução das lições. Ou que você teve a oportunidade de desempenhar o papel de tutor em relação aos alunos mais jovens. Ou até para supervisionar o trabalho de tese de outros estudantes;

Competências linguísticas : O conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira é essencial. Indica claramente o nível. O QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas) fornece seis níveis de referência (A1, A2, B1, B2, C1 e C2), que representam os parâmetros de avaliação de habilidades linguísticas individuais. ;
Conhecimento técnico;
Experiências de voluntariado : Você cuida das atividades extracurriculares das crianças da sua paróquia? Você arrecada dinheiro para a sua associação vendendo azáleas? E o que é isso, se não a experiência profissional?😉
Outras seções que você pode considerar inserir periodicamente, se e somente se, consistentes com o aplicativo para posições de trabalho específicas podem ser:

Seminários e cursos;
Pertencer a associações particulares;
certificações;
publicações;
Prêmios e / ou reconhecimentos.

  1. Envie uma carta de motivação
    Ninguém (quase) escreve cartas de motivação . Desconfia que alguém lê, preguiça, fadiga, falta de tempo? Qualquer que seja a desculpa ou motivação para não fazê-lo, você deve saber que 49% das empresas dizem que consideram a carta mais um motivo para decidir examinar um determinado currículo.

Se eu fosse você, não perderia a oportunidade de obter uma vantagem sobre a “concorrência”. Então escreva sua carta ou melhore o que você já tem.

Ver? Escrever o seu novo currículo de graduação não é tão complicado. Na verdade, compartilhe este artigo com todos os seus amigos que enfrentam as mesmas dificuldades

Confie nos meus 15 anos de experiência quando sugiro que você gaste o tempo necessário para a ferramenta de marketing mais poderosa da sua marca pessoal. Porque, sem dúvida, uma pessoa inteligente como você certamente poderá explorar os recursos ilimitados disponibilizados pela rede. Você será mimado pela escolha ao escolher o modelo que melhor se adapte às suas necessidades e gostos. Assim como você encontrará centenas de postagens cheias de exemplos de como contar sua história, até agora, tenho certeza, cheia de sucessos.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora